Descubra as 10 motos que marcaram os anos 80 e 90 no Brasil, ícones de inovação e design que ainda são lembrados pelos fãs de duas rodas.

10 motos que bombavam nos anos 80 e 90 no Brasil

As motocicletas mais icônicas da década de 80 e 90 no Brasil

Durante as décadas de 80 e 90, o mercado brasileiro de motos foi marcado por modelos icônicos que deixaram uma marca duradoura na memória dos entusiastas. Estas motos não apenas definiam estilos de vida, mas também eram símbolos de inovação tecnológica e design avançado para a época.

A seguir, exploramos dez motos que foram destaque no Brasil durante o período dos anos 80 e 90, cada uma com suas características únicas e contribuições para o universo das duas rodas.


Honda CB 400

A Honda CB 400 foi um marco de modernidade no mercado brasileiro, destacando-se pelo motor bicilíndrico, comando no cabeçote e três válvulas por cilindro. Com 40 cv de potência e velocidade máxima de 170 km/h, a CB 400 apresentava um design moderno, sendo as rodas Comstar, com miolo de aço estampado e aro de alumínio, uma das suas inovações mais notáveis. Este modelo conquistou muitos admiradores por sua confiabilidade e desempenho, sendo uma escolha popular entre os motociclistas da época.


Yamaha RDZ 135

A Yamaha RDZ 135, junto com a RD 135 e RD 135Z, revolucionou com suas características técnicas impressionantes. Com motor monocilíndrico de 2 tempos, refrigerado a ar, e torque induction com Y.E.I.S, estas motos eram sinônimos de agilidade e desempenho. A RD 135 tinha um carburador MikuniVM 24SS de 24mm, enquanto a RD 135Z possuía um MikuniVM 26SS de 26mm, oferecendo uma experiência de condução distinta. O sistema de ignição eletrônica e o design robusto tornaram estas motos uma escolha popular entre os jovens.


Yamaha DT 180

Introduzida em 1981, a Yamaha DT 180 foi uma das pioneiras no segmento off-road no Brasil. Com motor de 176 cm³, 2 tempos e arrefecimento a ar, a DT 180 era conhecida por sua potência de 16.70 cv a 7000 rpm. O modelo apresentava suspensão dianteira convencional e traseira MonoShock, proporcionando uma condução suave em terrenos acidentados. Suas diversas versões, como a DT 180 Six Speed e DT 180Z com freio a disco dianteiro, fizeram desta moto uma lenda no mundo off-road.


Agrale Elefant 30.0

A Agrale Elefant 30.0, lançada em 1989, marcou uma nova fase para a marca brasileira. Baseada na italiana Cagiva Elefantre, esta moto dual sport possuía motor de 190.4 cm³, arrefecimento líquido e potência de 26.5 hp a 8500 rpm. Com partida elétrica e pedal, a Elefant 30.0 era conhecida por sua robustez e capacidade de enfrentar diferentes tipos de terrenos. A suspensão dianteira telescópica e traseira Monoamortecedor a gás regulável garantiam uma condução confortável e segura.


Yamaha RD 350 R

A Yamaha RD 350 R, também conhecida como RZ 350 em alguns mercados, foi produzida entre 1980 e 1995. Com motor de 347 cm³, 2 cilindros paralelos e arrefecimento líquido, esta moto esportiva era famosa por sua potência de 55 hp a 9000 rpm. O design agressivo, combinado com freios duplos na dianteira e disco simples na traseira, fazia da RD 350 R uma moto desejada por muitos. No Brasil, foi comercializada entre 1986 e 1993, deixando uma marca indelével na história das motocicletas esportivas.


Honda CBX 750 F

A Honda CBX 750 F, fabricada no Brasil entre 1986 e 1994, era conhecida por seus diversos codinomes, como Seven-Fifty nos EUA e Galo no Brasil. Com motor de 747 cm³, 4 tempos e arrefecimento a ar, esta moto oferecia potência máxima de 82 cv a 9.500 rpm. A suspensão dianteira telescópica e traseira Monoamortecedor proporcionavam uma condução estável e confortável. Este modelo, apesar de perder espaço para as CBR 600F e 1000 F, ainda é lembrado com carinho pelos fãs de motos clássicas.


Honda XL 250 R

A Honda XL 250 R foi lançada para competir com a Yamaha DT 180, destacando-se por seu design robusto e motor monocilíndrico de 249 cm³, 4 tempos e refrigerado a ar. Com potência máxima de 25 cv a 8.000 rpm e transmissão de 6 velocidades, esta moto era ideal para trilhas e terrenos difíceis. A suspensão dianteira telescópica e traseira Monoamortecedor Pró-Link garantiam uma condução confortável e segura. Seu tanque de 12 litros e peso seco de 129 kg a tornavam uma escolha prática e eficiente para os amantes do off-road.


Yamaha RX 100

A Yamaha RX 100, comercializada entre 1985 e 1996, destacou-se pela cilindrada de 98 cm³ e motor monocilíndrico de dois tempos, entregando 11 hp a 7.500 rpm. Com transmissão de malha constante de 4 velocidades e embreagem multiplaca úmida, oferecia uma condução prática. Medindo 2.040 mm de comprimento, 739 mm de largura e pesando 103 kg, era ideal para o trânsito urbano. O tanque de 10,6 litros e os freios a tambor garantiam autonomia e segurança. A suspensão com garfos telescópicos completava o conjunto robusto e eficiente desta icônica moto dos anos 80 e 90.


Honda CB 450

A Honda CB 450 DX, introduzida em 1987, era a versão de luxo da CB 450. Com motor de 447 cm³, 4 tempos e arrefecimento a ar, esta moto oferecia potência de 43.3 hp a 8500 rpm. O modelo contava com freios a disco duplo na dianteira e simples na traseira, proporcionando maior segurança. Com design elegante e grafismos modernos, a CB 450 DX foi uma das motos mais desejadas até 1994, quando foi substituída pela CB 500, mantendo seu legado na história das motocicletas brasileiras.


Yamaha FZR1000 Genesis

A Yamaha FZR1000 Genesis foi um marco na indústria de motos esportivas, destacando-se por seu motor de 1002 cm³, 4 tempos e arrefecimento líquido. Com potência máxima de 145 cv a 10.000 rpm e transmissão de cinco velocidades, esta moto era sinônimo de desempenho e velocidade. O chassi de aço, suspensão dianteira ajustável e traseira Single-shock garantiam uma condução precisa e estável. Seu design aerodinâmico e inovador abriu caminho para a icônica Yamaha YZF-R1, consolidando seu lugar na história das motos esportivas.


Conclusão

As décadas de 80 e 90 foram marcantes para o mercado de motos no Brasil, trazendo modelos que se tornaram verdadeiros ícones. Cada uma dessas motos, com suas características únicas e inovações tecnológicas, contribuiu para a formação de uma geração de apaixonados por duas rodas.

Seja pela potência, design ou confiabilidade, estas motocicletas deixaram um legado duradouro e continuam a ser lembradas com nostalgia e admiração pelos entusiastas de motos.

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