Precisa dar uma guinada na sua vida profissional e não sabe como? Está sem dinheiro para empreender? Conheça 5 dicas que podem te ajudar!
Você chegou a esta publicação por um motivo claro: precisa empreender mas está sem dinheiro para começar. Essa é a maior dificuldade que todas as mentes empreendedoras passam ao projetar uma melhora de vida. E não é para menos, pois realmente o dinheiro, se bem aplicado, pode render muitos frutos e gerar grande sucesso profissional a qualquer empreendedor com uma boa ideia.
Mas em contrapartida, posso lhe dizer que há sim, como empreender sem recursos financeiros, absolutamente do zero, e não é tão difícil assim como fabricar cabeceira palha para camas ou vender seguros de vida. Precisa sim, de algum conhecimento das tecnologias atuais, para facilitar sua implementação, mas é totalmente possível aprender isso.
Desde que o mundo é mundo, os empreendedores se destacaram, projetando ideias que os diferenciaram dos demais, e isso é do ser humano, ter mentalidades diferentes e capacidades diferentes. Mas hoje em dia, não é necessário ser rico e nem o mais inteligente dos empreendedores para gerar receita e crescer profissionalmente. É para lhe mostrar que isso é possível que resolvi escrever esse artigo. Vou mostrar para você algumas formas de empreender sem dinheiro. Seu sucesso vai depender mais da sua capacidade e determinação do que de recursos financeiros. Vamos lá?
O que é preciso para empreender sem dinheiro?
Antes de te passar as ideias que conheço, você precisa estar ciente que nada é fácil na vida profissional de um empreendedor, então há requisitos mínimos para você se dar bem e ganhar sua liberdade profissional empreendendo.
- Conhecimento de tecnologias: Não há como empreender sem dinheiro totalmente alheio às tecnologias atuais. É possível? Sim, entretanto com a ajuda da internet e dos equipamentos eletrônicos a sua jornada será menos difícil. Ter algum conhecimento de smartphones, máquinas de cartão, redes sociais e internet de um modo geral será muito útil.
- Ser especializado em algo: Para empreender, o ideal é que você possua conhecimento avançado em alguma área, mesmo que seja um hobby como pesca esportiva, ciclismo ou culinária, para que fique mais interessante e você tenha mais segurança ao oferecer seus produtos ou serviços. Entenda uma coisa: se você é bom em algo, sempre terá alguém disposto a consumir seu conhecimento.
- Determinação e foco: Essas duas características são naturais do empreendedor, mas não custa nada lembrar. Se você está muito determinado e focado em vencer, vai chegar em um resultado satisfatório nessa nova empreitada. Isso quer dizer que você precisa estar ciente das dificuldades, dos momentos em que vai pensar em desistir, das influências negativas externas, das críticas e também da sua ansiedade em obter sucesso. Se você estiver preparado para sofrer, estará mais preparado ainda para vencer.
- Oportunidades: Juntamente com os três requisitos acima, as oportunidades são fundamentais para qualquer pessoa crescer. E quem não tem dinheiro, mas tem ideias, só precisa disso. Então é sobre isso que seguiremos essa leitura logo abaixo.
Conheça 5 maneiras de empreender sem recursos financeiros e se tornar seu próprio chefe
1. Venda serviços
A forma mais “barata” que um empreendedor pode encontrar para faturar é vendendo algum serviço especializado que tenha conhecimento. Isso não quer dizer que você não tenha investido nada em conhecimento, entretanto, vender serviços não requer um depósito cheio de produtos nem uma frota para transporte e entregas.
Se você é um profissional especializado em prestação de serviços, está cheio de trabalhar para os outros e precisa alçar novas conquistas, pode se aproveitar das redes sociais, de serviços gratuitos como o Google Meu Negócio e até mesmo de um site para divulgar seu trabalho. Há serviços de criação de sites grátis que você pode utilizar, inclusive o próprio Google meu Negócio oferece esse serviço na plataforma. Para saber mais sobre o Google Meu Negócio, clique aqui >>> Vantagens de uma ficha no Google Meu Negócio – Gauchaweb.
O Instagram e o Facebook também são poderosas ferramentas aliadas dos empreendedores, então aproveite ao máximo esses serviços gratuitos, que servem tanto para divulgar produtos quanto serviços.
2. Marketing de afiliados
Nunca foi tão fácil ser um afiliado como está sendo agora, então você irá encontrar milhares de plataformas de afiliados na internet com boas opções de ganhos. Esse tipo de parceria não requer nenhum investimento financeiro inicial, por outro lado você precisará de paciência e muito esforço, principalmente no início, para que lá na frente colha bons resultados.
Para se tornar um profissional de marketing de afiliados de sucesso, você precisará ter no mínimo um perfil no Facebook ou no Instagram, sendo ideal ter os dois, já que estas são as melhores redes sociais da atualidade para se trabalhar.
Se você conseguir criar um site ou um blog, isso será uma vantagem no marketing de afiliados, pois seu alcance e sua liberdade de criação de conteúdo serão ampliados consideravelmente.
Para conhecer algumas plataformas de afiliados de sucesso clique aqui >>> 4 plataformas eficazes para monetizar seu site ou blog – Gauchaweb.
3. Parceria de Dropshipping
Dropshipping é um modelo de negócio popular para empreendedores que procuram abrir um pequeno negócio sem dinheiro. Basta criar uma loja online e escolher um fornecedor de dropshipping como Oberlo ou WooDropship. Quando um pedido é feito, sua plataforma de comércio eletrônico encaminhará as informações do pedido ao seu fornecedor. É o trabalho deles escolher, empacotar e enviar o pedido para o seu cliente.
A melhor parte sobre dropshipping é que você pode começar com um orçamento mínimo. Em vez de comprar o estoque antes de ser vendido, e armazenar essas mercadorias sem nenhuma certeza de vendê-las em um futuro próximo, os vendedores só cobrarão pelo produto quando você vendê-lo.
4. Artesanato
O artesanato ainda tem sua participação importante nos negócios da atualidade, e muitas pessoas com talentos especiais podem ganhar um bom dinheiro com isso. Você pode iniciar um negócio de artesanato com algo que já saiba fazer, ou até mesmo tenha interesse. Há inúmeros tutoriais e cursos gratuitos na internet dispostos a te passar algum conhecimento.
Definido o que você vai fazer, divulgue com os canais digitais e também com boca a boca. Para começar a produzir, você pode cobrar um sinal suficiente para iniciar a produção, e na entrega receber o seu lucro. Veja algumas opções de artesanato que estão em alta:
- Sabonetes artesanais ( Você pode se interessar por isso >>> Onde comprar produtos para fazer sabonetes artesanais – Info Útil (infoutil.com.br)
- Lembrancinhas para eventos
- Produtos e decoração em Biscuit
- Produtos para bebês como roupinhas de crochê e kits de maternidade
5. Venda produtos digitais
Há diversas plataformas de afiliados para produtos digitais onde você pode vender seus cursos ou mesmo ser afiliados de outros produtores. As principais são Udemy e Hotmart.
Esse mercado é amplo e está em evidência, principalmente porque muitas pessoas, assim como você, estão em busca de um mercado bom para atuarem como empreendedores. Os cursos digitais podem ser a porta de entrada para uma nova carreira profissional. Então essas plataformas possuem também a possibilidade de se transformarem no seu novo negócio.
Comprar seguidores reais poderá auxiliar você a aumentar seu público mais rapidamente, ocasionando um maior engajamento nas suas redes sociais.
Considerações finais
Independente do seu grau de dificuldades financeiras, pode acreditar que essas dicas são realmente úteis para te auxiliar no processo de empreendedorismo. Basta você tentar dar o pontapé inicial e começar a colocar em prática as suas ideias de negócio. O mundo globalizado e conectado é um universo de possibilidades e você pode se aproveitar disso para empreender sem dinheiro. Comece agora!
Gostou do conteúdo do Blog Info Útil? Foi útil para você? Então não esqueça de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais. Gostaria de sugerir alguma pauta ao nosso blog ou entrar em contato para finalidade comercial? Deixe uma mensagem para nós clicando aqui.
One comment