produtos recicláveis x produtos reciclados qual a diferença

Produtos recicláveis x produtos reciclados: qual a diferença?

Você sabe o que é um produto de conteúdo reciclado e o que torna um produto reciclável? Confira aqui!

Já parou para pensar em reciclar algo e se deparou com os termos recicláveis e reciclados, ficando na dúvida sobre o que são esses termos? Saiba que eles são parte de um mesmo conceito mas possuem significados diferentes, e é sobre isso que essa publicação irá tratar.


O que são produtos recicláveis?

produtos recicláveis

Os recicláveis são materiais que podem ser coletados e remanufaturados em novos produtos depois de usados. Esses produtos recicláveis não contêm necessariamente materiais reciclados em sua composição e só beneficiam o meio ambiente se as pessoas os reciclarem após o uso.


O que são produtos reciclados?

produtos reciclados

Já os produtos reciclados são feitos de materiais que seriam descartados mas acabaram sendo reaproveitados em um novo produto. Isso significa que esses produtos são feitos total ou parcialmente a partir de material contido nos produtos que você reciclou, como latas de refrigerante de alumínio, revistas, jornais e garrafas PET.

Produtos de conteúdo reciclado também podem ser itens que são reconstruídos ou refabricados a partir de produtos usados, como cartuchos de toner ou computadores. Há mais de 4.500 produtos de conteúdo reciclado disponíveis, e esse número continua a crescer. Na verdade, muitos dos produtos que as pessoas compram regularmente contêm conteúdo reciclado.

Em 2018 por exemplo, a Coca-Cola Company anunciou a meta de encaminhar corretamente para coleta e reciclagem o equivalente a cada garrafa ou lata vendida, a ser alcançada até 2030. O objetivo faz parte da visão “Mundo sem Resíduos”, e aqui você descobrirá o que está sendo feito para que isso se torne possível.


Porque devemos reciclar?

Atualmente, estima-se que 75% dos resíduos que geramos são recicláveis, o que vai muito além do que você lança em sua lixeira em casa, no escritório ou na escola. Veja porque:

  1. A reciclagem mantém materiais valiosos como alumínio e papel fora de aterros sanitários, para que esse material possa ser reutilizado de outras formas e não desperdiçado.
  2. A reciclagem evita que materiais perigosos e produtos químicos como chumbo e mercúrio acabem em aterros sanitários, que podem contaminar o solo chegando até nossas reservas de nossa água potável.

Considerações finais

Utilizar produtos recicláveis e criar produtos reciclados vai muito além do que apenas reduzir a quantidade de resíduos enviados para o aterro sanitário, com uma longa lista de benefícios que não se limitam ao meio ambiente, pois há vantagens econômicas e sociais para um bairro, uma cidade ou um país inteiro.

A razão pela qual a reciclagem é tão importante é que ela previne a poluição, reduz a necessidade de extração de novas matérias-primas, economiza energia, reduz as emissões de gases de efeito estufa, economiza dinheiro, gera empregos diretos e indiretos em seu processo, reduz a quantidade de lixo que acaba em aterros sanitários e permite que os produtos sejam usados em sua plenitude. Faça o bem você também, recicle seus recicláveis e consuma produtos reciclados!

Gostou do conteúdo do Blog Info Útil? Foi útil para você? Então não esqueça de compartilha com seus amigos em suas redes sociais. Gostaria de sugerir alguma pauta ao nosso blog ou entrar em contato para finalidade comercial? Deixe uma mensagem para nós clicando aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *