doença do carrapato em cachorro

7 sintomas de doença do carrapato em cachorro

A diversidade de sintomas de doença do carrapato em cachorro é uma das razões pelas quais a doença é considerada tão grave.

O carrapato contaminado com um dos quatro tipos de parasitas que provocam a doença pica o cachorro e, a partir daí, o agente daninho entra na corrente sanguínea, implantando a doença do carrapato.

Os sintomas não demoram muito para surgir e logo o pet fica bem debilitado. A doença do carrapato em cães é considerada algo bem grave, mas pode ter cura caso o tratamento seja iniciado bem cedo.

Por esse motivo, reconhecer os sintomas de doença do carrapato em cachorro rapidamente é a melhor maneira de chegar logo a um diagnóstico e iniciar o tratamento.

Mas afinal de contas, quais os sintomas da doença desse parasita? Veja os mais comuns abaixo!


1. Febre

Um dos primeiros sintomas de doença do carrapato em cachorro que aparecem em grande parte das doenças é a febre – inclusive na doença do carrapato.

Geralmente, a febre é como se fosse um sinal de que há algo de errado no organismo do pet.

Qualquer coisa diferente do normal, como a presença de um agente contagioso, faz com que o corpo automaticamente tente se proteger e indicar que existe um problema. Por esse motivo, é normal que a doença do carrapato em cachorro comece com uma febre alta.


2. Vômito e diarreia com sangue

Da mesma forma como a febre, vômitos e diarreia também são sintomas comuns a vários problemas de saúde.

O cão contaminado com a doença do carrapato geralmente apresenta fezes com sangue. Em algumas situações, pode ter até mesmo encontrar sangue na urina.

A diarreia e o vômito são sintomas de doença do carrapato em cachorro mais frequentes no começo e funcionam como um aviso de alerta que algo está anormal no organismo do cão.


3. Mucosas pálidas 

Os sintomas da doença do carrapato vão além dos mais clássicos. Uma das maiores evidências da doença do carrapato em cão são as mucosas pálidas.

A parte de dentro dos olhos e a gengiva são as regiões onde isso é mais notável. Se esses locais estiverem com uma coloração meio amarelada ou branca, pode ser um indício de que o cachorro está com a doença.  


4. Perda do apetite e emagrecimento

É comum observarmos um cão que não quer se alimentar quando está doente, pois o animal sempre fica mais quieto, cansado e enjoado.

A falta de apetite se torna um grande problema na doença do carrapato. Esse tipo de sintoma é preocupante pois vai deixando o cachorro cada vez mais enfraquecido.

Quando o animal não se alimenta, não obtém a quantidade ideal de nutrientes e seu corpo fica sem forças para combater o carrapato. Deste modo, a doença vai avançando com mais rapidez.

Portanto, o pet também começa a ter perda de peso, já que não está comendo adequadamente.


5. Indisposição e tristeza

Com todos os sintomas da doença do carrapato, o animal acaba ficando bem abatido. Isso está associado a baixas plaquetas de sangue, que causa cansaço ao cachorro.

O animal passa a ficar deitado grande parte do tempo, não tem energia para brincar, mal responde o dono e só quer saber de dormir. Os sintomas de tristeza podem tomar conta, fazendo com que o cachorro desenvolva a depressão.


6. Manchas vermelhas

É bem comum surgirem sintomas associados a problemas de coagulação. Isso porque como o parasita provocador da doença do carrapato se aloja na corrente sanguínea do animal, ela se espalha por todo o corpo, com isso, o sangue é dificilmente coagulado fazendo com que apareçam alguns sangramentos pelo corpo.

É o caso das petéquias, manchas vermelhas na pele que são efeito de hemorragias nos vasos sanguíneos.

Aparentemente as petéquias parecem ser alergias, mas não somem ou ficam claras caso você as pressione (que é o ocorre em uma alergia).  


7. Sangramento nasal

Como dito anteriormente, problemas na circulação sanguínea são comuns na doença do carrapato.

Sintomas mais frequentes relacionados à doença são as petéquias e sangue nas urina e fezes, mas em algumas situações o cão com a doença pode apresentar também o sangramento nasal.

É um indício mais raro e nem todos os cachorros contaminados vão ter esse sintoma, mas mesmo assim fique atento.Para evitar que seu cachorro seja contaminado por essa doença, busque a orientação de um médico veterinário e use medicamentos adequados, como o  Simparic para a prevenção de vários tipos de carrapatos, por exemplo.


Considerações finais

Por fim, se você ainda quiser mais algumas dicas sobre os sintomas de doença do carrapato em cachorro, veja o vídeo do canal TV Sul.

Gostou do conteúdo do Blog Info Útil sobre doença do carrapato em cachorro? Foi útil para você? Então não esqueça de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais. Gostaria de sugerir alguma pauta ao nosso blog ou entrar em contato para finalidade comercial? Deixe uma mensagem para nós clicando aqui.

Imagem de Laureetta Williams por Pixabay

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *