As pessoas usam óleos essenciais em suas casas desde os tempos antigos. Felizmente, não precisamos colher e pressionar nossos próprios botânicos para criar nossos óleos essenciais favoritos.
Hoje, inúmeros fabricantes vendem uma ampla variedade de óleos perfumados que podem melhorar seu espaço de vida.
Se você nunca usou óleos essenciais antes, descobrirá que eles podem adicionar fragrâncias agradáveis ao seu espaço de vida, desinfetar suas bancadas ou até mesmo repelir insetos.
E isso é apenas o começo do que os óleos essenciais podem fazer e os muitos benefícios que eles oferecem.
O que são óleos essenciais?
O óleo essencial é um líquido concentrado que contém a essência, ou compostos químicos, da planta.
Os fabricantes usam vários métodos para extrair os óleos essenciais da planta, incluindo um processo de destilação a vapor.
Outros métodos de extração incluem extração com solvente ou prensagem a frio. Alguns botânicos são mais adequados para um método ou outro.
Após a extração dos óleos essenciais, os fabricantes podem adicionar esses líquidos concentrados a uma grande variedade de produtos, como velas, sabonetes, cosméticos, produtos de limpeza, perfumes ou até alimentos e bebidas.
Os óleos essenciais são completamente naturais, é claro, mas muitos produtos comerciais também podem conter aromas e perfumes sintéticos; ” não estão listados.
Quais são os melhores usos para óleos essenciais?
Você pode usar óleos essenciais para todos os tipos de usos em casa, da aromaterapia à culinária e da limpeza aos alimentos aromatizantes.
Casa Perfumada
A característica notável dos óleos essenciais é a sua fragrância. Você pode usar óleos essenciais para criar sprays para perfumar naturalmente seu espaço de vida. Experimente um único óleo ou uma combinação de óleos para obter seus aromas ideais.
Existem muitos óleos populares para obter fragrâncias domésticas agradáveis, incluindo limão, lavanda, cedro, eucalipto e laranja doce.
Depois de liberar os óleos essenciais em seu quarto, você pode refrescar todo o espaço em poucos momentos.
Culinária
Enquanto alguns óleos essenciais podem ser ingeridos, outros não devem. Certifique-se sempre de que qualquer óleo usado para consumo humano ou animal é seguro.
Dito isto, existem muitos óleos vegetais essenciais que você pode usar ao cozinhar, mas lembre-se, estes são óleos concentrados, então um pouco vai longe.
Na verdade, você deve diluí-los na maioria dos casos para que eles não dominem suas receitas.
Ótimos óleos essenciais para receitas incluem hortelã-pimenta, gengibre, lavanda, laranja, limão e manjericão.
Experimente uma pitada de óleo de canela em seu chocolate quente ou café, ou adicione óleo de tomilho para uma nova dimensão de sabor em sopas ou ensopados com um elemento picante.
Aromaterapia para saúde e bem-estar
A comunidade científica não apoiou o uso de óleos essenciais para muitos dos benefícios à saúde que são popularmente atribuídos a eles, eles não podem tratar ou curar câncer, sarampo ou qualquer outra doença ou condição grave.
Mas os óleos essenciais são seguros para uso na aromaterapia e são usados dessa maneira há séculos.
Quando os óleos essenciais são inalados, as moléculas olfativas viajam dos nervos olfativos para o cérebro, afetando particularmente a amígdala, o centro emocional do cérebro. A aromaterapia pode ajudar:
- Reduzir o estresse e a ansiedade (lavanda)
- Melhore seu humor (limão)
- Acalme uma dor de cabeça (hortelã, lavanda, cravo)
- Induzir o sono (lavanda, camomila)
- Reduzir a inflamação (alecrim)
- Reduzir a náusea (hortelã-pimenta)
- Aumentar a concentração (alecrim, canela
Óleos essenciais para limpeza
Os óleos essenciais são altamente eficazes para trabalhos de limpeza doméstica, graças às suas propriedades antissépticas, antimicrobianas, antifúngicas e inseticidas.
Normalmente, você diluirá os óleos essenciais em água ou uma combinação de água e vinagre em um borrifador.
O óleo de limão corta a gordura e a sujeira, e é um poderoso desodorizante. É antibacteriano, antimicrobiano e antisséptico.
O óleo da árvore do chá tem fortes propriedades antimicrobianas, antifúngicas, antissépticas e inseticidas e pode ser usado para fazer um limpador multiuso para pulverizar as bancadas, a banheira e a pia e os pisos.
O óleo de lavanda repele formigas, aranhas e baratas e tem propriedades antissépticas. Também possui propriedades desinfetantes.
Considerações finais
Texto originalmente produzido pela equipa Alma leve Aromas para o Blog Info Útil.
Gostou do conteúdo do Blog Info Útil? Foi útil para você? Então não esqueça de compartilha com seus amigos em suas redes sociais. Gostaria de sugerir alguma pauta ao nosso blog ou entrar em contato para finalidade comercial? Deixe uma mensagem para nós clicando aqui.