Origens e histórias resumidas de cada uma das 8 bebidas mais antigas que se tem registro histórico
As bebidas alcoólicas mais antigas do mundo possuem muita história e idas e vindas. Muitas delas foram criadas milhares de anos atrás e ainda figuram entre os drink’s mais populares. Vamos abordar esse tema neste artigo, inspirados em informar você sobre um pouco da história do álcool.
Há muitas publicações fazendo comparativos sobre qual bebida é melhor, ou mais intensa, mas e sobre a sua longevidade? Estamos aqui para lhe apresentar as bebidas alcoólicas mais antigas que a humanidade criou. Em cada parte do mundo onde essas bebidas surgiram, elas possuem histórias únicas e misteriosas.
Estas são as 8 bebidas alcoólicas mais antigas do mundo
1. Hidromel
Com registros históricos que datam de 6.500 – 7.000 a.C., o Hidromel é o líder das bebidas mais antigas que a humanidade tem conhecimento. Essa bebida é um fermentado à base de mel e água que resulta em um composto com teor alcoólico entre 5 e 20%.
Conhecido por ser uma “bebida dos Deuses”, o Hidromel era muito apreciado pela nobreza e tinha inclusive a fama de dar “poderes especiais” aqueles que a consumiam.
2. Vinho
Uma das bebidas mais populares e consumidas em todo o mundo, o Vinho derivado da uva também é uma das mais antigas, figurando na segunda posição com registros que datam seu surgimento a mais de 5.400 anos a.C.
3. Cerveja
Não muito diferente do Vinho, a cerveja é muito amada e talvez a bebida mais popular do planeta. E ela figura na nossa lista em terceiro lugar com registros de pelo menos 3.400 anos a.C. Bebida à base de cevada, a cerveja possui inúmeras variações e conquista legiões de apreciadores em todo o mundo.
A República Tcheca é o país que mais consome Cerveja no mundo, aproximadamente 143 litros por habitante em um ano. O segundo país consumidor de Cerveja é a Áustria com 108 litros e o terceiro é a Alemanha com 107 litros.
4. Vodka
Inicialmente utilizada como medicamento, a Vodka figura em 4º lugar no ranking das bebidas mais antigas, com registros de sua produção na Polônia no século 8 e na Rússia no século 9.
5. Whisky
Acredita-se que o Whisky tenha surgido na Escócia, entretanto seu primeiro registro ocorreu na Irlanda durante o ano de 1405. Seu primeiro apelido foi ‘água da vida” e atualmente pode ser encontrado com 4 variações: bourbon, scotch, centeio e irlandês, cada um com suas características bem definidas.
6. Tequila
Hoje a Tequila é altamente popular em todo o mundo e o México é a sua origem. Essa bebida derivada da planta Agave-Azul é um destilado que começou a ser produzido em meados de 1600. Atualmente, essa bebida tem três categorias diferentes, blanco que é tequila não envelhecida, reposado que é envelhecido em um barril por 2-12 meses e, em seguida, Anejo que é envelhecido por 1-3 anos.
7. Gin
O gin foi criado pela primeira vez na Holanda por um médico chamado Franciscus Sylvius como um medicamento. Foi vendido em farmácias e foi dito para aliviar doenças renais e estomacais, bem como cálculos biliares e gota. O Gin ficou popular na Inglaterra em meados de 1650 sob o reinado de Guilherme de Orange e é uma febre atualmente.
8. Rum
O Rum foi destilado no caribe em meados do século 17, apesar de algumas documentações remontarem seu surgimento no século 14. Quando descobriram que o melado da cana-de-açúcar tinha a capacidade de ser fermentado em álcool, foi então destilado para remover as impurezas e, assim, o Rum nasceu oficialmente nasceu para a alegria dos seus apreciadores (piratas ou não), kkkk.
Considerações finais
Gostou do conteúdo do Blog Info Útil sobre as bebidas alcoólicas mais antigas do mundo? Foi útil para você? Então não esqueça de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais. Gostaria de sugerir alguma pauta ao nosso blog ou entrar em contato para finalidade comercial? Deixe uma mensagem para nós clicando aqui.
Fonte de pesquisa: Home Wet Bar
Imagem de Rainn Leong por Pixabay