10 maneiras de desentupir um vaso sanitário

10 maneiras inteligentes de desentupir um vaso sanitário

Faça você mesmo ou chame um profissional, mas desentupir um vaso sanitário é algo urgente e precisa de solução rápida

Desentupir um vaso sanitário não é uma das coisas mais agradáveis de se fazer, entretanto precisa ser feito e rápido. Quando nos deparamos com um vaso entupido, a única coisa que conseguimos pensar é em como solucionar esse terrível problema que pode ser doméstico e comercial. Mas nem sempre estamos preparados para solucionar esse problema que é muito comum de acontecer.

Pensando em ajudar você que é proprietário de imóvel ou está no banheiro do trabalho e precisa desentupir um vaso sanitário agora mesmo, reuniremos abaixo 10 técnicas que poderão te ajudar a ter seu vaso sanitário novamente limpinho e fluindo naturalmente.

Essas dicas caseiras são úteis para entupimentos leves a moderados, então se você entender que elas não vão dar conta do problema, poderá contratar uma desentupidora profissional para desentupir seu vaso com maquinário mais pesado e pessoal mais experiente. Então vamos as dicas.

10 maneiras de desentupir um vaso sanitário

1. Use seu próprio peso

A maneira que eu utilizo quando o vaso da minha casa entope parcialmente não precisa de nenhuma ferramenta mas para mim sempre funcionou. Baixe o assento e a tampa do seu vaso (no meu caso o assento é daqueles fofinhos, então funciona bem) e sente em cima do vaso e vá “pulando” sentado na tampa, mas não exagere na força para não correr risco de quebrar nada. Faça esse movimento de 5 a 6 vezes. Puxe a descarga e veja se flui. Pode repetir algumas vezes até que desentupa o vaso completamente.

2. Com uma bola de futebol

Nesse método de desentupimento inusitado, você precisa apenas de uma bola de futebol. Coloque a bola dentro do vaso e pressione-a para vedar bem a boca do vaso. Puxe a descarga mantendo a bola pressionada. Essa pressão juntamente com a força da água devem desentupir seu vaso. Repita o processo se for necessário.

3. Bicarbonato de sódio + vinagre

Essa combinação de produtos é reconhecida por várias façanhas domésticas, e pasme, também pode desentupir seu vaso, principalmente se o motivo do entupimento for apenas resíduos humanos mesmo, sem nenhum objeto estranho no vaso. Faça uma solução de bicarbonato e vinagre, despeje no vaso e feche a tampa, sentando em cima para pressionar. Deixe agir por uns 3 minutos e puxe a descarga. Você pode repetir o processo se necessário.

4. Desentupidor manual

Outra maneira de desentupir um vaso sanitário é utilizando um desentupidor manual, desses feitos de borracha. Se você não possui um desentupidor na sua casa, saiba que é bem fácil de conseguir já que qualquer loja de ferragens e até mesmo alguns mercados vendem esse produto. Faça movimentos para cima e para baixo com o desentupidor bem pressionado na boca do vaso, gerando um vácuo capaz de desobstruir o vaso. Depois de repetir de 5 a 6 movimentos, puxe a descarga para conferir o resultado. Se precisar, repita.

5. Água fervente com detergente e água sanitária

Essa forma de desentupimento de vasos requer produtos que são comumente encontrados em casa e até mesmo na empresa. Ferva aproximadamente 3 litros de água, coloque em um balde com 300mlo de água sanitária e um pouco de detergente líquido de cozinha. A mistura também pode ser feita com algum limpador multiuso substituindo o detergente. Despeje a mistura ainda fervendo na privada e feche a tampa esperando agir por alguns minutos. Após, puxe a descarga para conferir o resultado.

6. Cobra manual de desentupimento

Você pode desentupir um vaso com um desentupidor tipo cobra manual, encontrado na maioria das ferragens. Insira a cobra no seu vaso até encontrar a obstrução e gire a alça da mesma tentando engatar no causador do entupimento, que pode ser apenas resíduos mas também algum pano, objeto ou embalagem plástica.

7. Vedação de ar

Nessa maneira de desentupir vaso, você precisa isolar a entrada da privada completamente, então poderá precisar de um pedaço de plástico grosso como uma loja, ou um pedaço de papelão. Corte o material disponível no formato da parte de cima do vaso e cole com fita adesiva vedando bem. Após a vedação, puxe a descarga quantas vezes for necessário. Esse vácuo formado deve ajudar a desentupir sua privada.

8. Arame de cabide

Um método antigo, que minha mãe e meus avós utilizavam, mas muitas vezes resolveu o problema. Tenha em mãos um desses cabides antigos de madeira e arame. Remova o arame do cabide e estique ele para formar uma linha reta deixando uma de suas pontas com aquela curvinha que o cabide já tem. Insira no vaso e mexa em várias direções para tentar encontrar o causador do entupimento. Essa dica serve mais para casos em que você tem certeza ou desconfia que algo caiu no vaso.

9. Desentupidor de Garrafa pet

Você pode construir seu próprio desentupidor manual tendo apenas uma garrafa pet (dessas de 2 litros), um cabo da sua vassoura ou rodo e fita adesiva (preferencialmente fita isolante). Corte o fundo da garrafa pet, deixando-a aberta. Fixe o cabo de vassoura no bico da garrafa e firme bem com a fita adesiva. Insira a garrafa na boca do vaso e faça movimentos para cima e para baixo até desentupir o vaso.

10. Bucha de pano

Você pode criar um desentupidor eficiente com um pano de chão velho e um pedaço de madeira que pode ser até um cabo de vassoura mesmo. Faça uma bucha de pano na ponta do cabo e fixe bem com um arame, barbante, fita adesiva ou mesmo amarrando com o próprio pano. Faça movimentos para cima e para baixo na boca do vaso gerando uma pressão e vácuo. Repita quantas vezes for necessário.

Considerações finais

Desentupir um vaso sanitário nem sempre será fácil muito menos higiênico, então se você já utilizou alguma ou algumas dessas dicas e não adiantou, ou apenas não quer se envolver nisso, a melhor atitude é mesmo chamar um profissional. Para isso, você pode fazer uma busca na internet e encontrar uma desentupidora perto de você.

Gostou do conteúdo do Blog Info Útil? Foi útil para você? Então não esqueça de compartilha com seus amigos em suas redes sociais. Gostaria de sugerir alguma pauta ao nosso blog ou entrar em contato para finalidade comercial? Deixe uma mensagem para nós clicando aqui.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.