o que é lancheria lanchonete e lancheria é a mesma coisa?

O que é lancheria? Lanchonete ou lancheria é a mesma coisa?

Saiba o significado da palavra lancheria

Muitas pessoas podem ler a palavra “lancheria” por ai e não entender bem do que se trata. Mas afinal, o que quer dizer a palavra lancheria?

Lancheria, é a forma como se chama a lanchonete em parte do sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. Na verdade, onde tiver um gaúcho, a palavra lancheria seguirá sendo dita. Mas não confunda a palavra lancheria com “lancheira” (uma maleta onde as crianças levam o lanche para a escola ou passeios).

Definição de lanchonete: Estabelecimento especializado no preparo de refeições ligeiras, servidas geralmente no balcão. (Aurélio Digital).

No Rio Grande do Sul, em parte de Santa Catarina e onde mais um gaúcho ou uma gaúcha viverem, lancheria quer dizer exatamente isso: Estabelecimento especializado no preparo de refeições ligeiras, servidas geralmente no balcão.

O plural de lancheria é lancherias.

Nas lancherias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, você poderá encontrar salgados, doces, cafés, bebidas geladas, pastéis, cheese burger, cachorro quente entre outros lanches rápidos.


Exemplos de aplicação da palavra lancheria:

“Vou ali na lancheria buscar um salgado e um café.”

“Vamos na lancheria comer um cachorro quente?”

“Abriu uma lancheria nova ali na esquina!”


Exemplo de perfil de lancheria no Instagram

Considerações finais

Agora você já sabe, quando vier ao sul do Brasil, visite uma lancheria para matar sua fome com lanches rápidos preparados na hora.

Gostou do conteúdo do Blog Info Útil? Foi útil para você? Então não esqueça de compartilha com seus amigos em suas redes sociais. Gostaria de sugerir alguma pauta ao nosso blog ou entrar em contato para finalidade comercial? Deixe uma mensagem para nós clicando aqui.

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.