Porque tem pescaria nas brincadeiras da festa junina?

Porque tem pescaria nas brincadeiras de festa junina?

upbet

Saiba porque tem a pescaria nas brincadeiras de festa junina e como montar uma na sua festa

A pescaria é uma brincadeira tradicional na festa junina aqui no Brasil, mas não há uma explicação oficial ou consenso sobre por que ela foi incluída. No entanto, aqui estão algumas possíveis razões:

Origens rurais

As festas juninas têm origens rurais e agrícolas, celebrando a colheita e a abundância. A pescaria pode ter sido incorporada como uma forma de celebrar outras formas de sustento e a riqueza da natureza.

Simbolismo religioso

São Pedro, um dos santos homenageados durante a festa junina, é o santo padroeiro dos pescadores. A brincadeira da pescaria pode ser uma forma de homenagear São Pedro.

Diversão e inclusão

As festas juninas são repletas de brincadeiras que são acessíveis e divertidas para todas as idades. A pescaria é um jogo simples que crianças de todas as idades podem desfrutar.

Presentes e prêmios

A pescaria é uma maneira divertida de distribuir prêmios e lembranças para os convidados.

Por fim, como muitas tradições, a pescaria nas festas juninas pode ter simplesmente perdurado por ser uma parte amada e esperada da celebração.


Como funciona a pescaria de festa junina?

A pescaria é uma brincadeira muito popular nas festas juninas, principalmente para as crianças. A brincadeira é bastante simples e o seu funcionamento básico é o seguinte:

Preparação do jogo

Cria-se um “lago” ou “mar”, que geralmente é uma lona ou papelão onde são colocados vários peixinhos de papel, plástico ou outro material leve. Cada peixinho tem um clipe ou um pequeno pedaço de metal preso a ele.

Preparação da vara de pesca

A vara de pesca é geralmente um bastão longo com uma corda ou linha amarrada a uma das extremidades. Na ponta da linha é preso um imã.

Como jogar

Cada jogador tem a chance de “pescar” usando a vara com o imã. O objetivo é capturar um peixinho colocando o imã perto do clipe ou do pedaço de metal no peixe.

Prêmios

Cada peixinho corresponde a um prêmio. O prêmio pode ser determinado por cores, números ou marcas no peixinho que são correspondidos a uma lista de prêmios. Esses prêmios podem ser comprados ou fruto de doações ou gincanas promovidas pelos organizadores da festa junina.


Considerações finais

A pescaria é uma brincadeira que promove a diversão e a interatividade, além de trabalhar a coordenação motora das crianças. Todos podem participar e geralmente todos ganham algum tipo de prêmio, fazendo com que seja uma das atividades mais populares e queridas nas festas juninas.

Gostou do conteúdo do Blog Info Útil com informações sobre porque tem pescaria nas brincadeiras de festa junina? Foi útil para você? Então não esqueça de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais. Gostaria de sugerir alguma pauta ao nosso blog ou entrar em contato para finalidade comercial? Deixe uma mensagem para nós clicando aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *