quais os nomes dos apóstolos de Jesus Cristo

Quais os nomes dos apóstolos de Jesus Cristo?

upbet

Saiba os nomes dos 12 apóstolos originais e a diferença entre discípulos e apóstolos

Os nomes dos doze discípulos originais de Jesus Cristo, posteriormente chamados de apóstolos, são: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que significa “filhos do trovão”; André; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu; Simão, o zelote; e Judas Iscariotes, que o traiu. Marcos 3:16-19

Estes são os doze homens que jesus cristo escolheu para fundar a igreja de Jesus Cristo, o que foi um pedido do próprio Deus. É por essa razão que eles foram chamados diretamente por Jesus a segui-lo e passaram três anos vivendo e aprendendo com ele.


Quem foram os apóstolos de Jesus Cristo?

Depois que Judas Iscariotes traiu Jesus, os discípulos se reuniram para substituir o traidor e manter o número escolhido por Jesus, doze. Como critério para essa escolha, características muito específicas foram definidas:

Portanto, é necessário que escolhamos um dos homens que estiveram conosco durante todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre nós, desde o batismo de João até o dia em que Jesus foi elevado dentre nós às alturas. É preciso que um deles seja conosco testemunha de sua ressurreição.” Atos 1:21-22

Segundo o Bíblia On, como Jesus se tornou um grande mestre, ele acabou atraindo para si muitos discípulos. Em certo ponto de seu ministério, Jesus enviou setenta e dois discípulos para anunciarem o Reino de Deus.

Não é possível existir um apóstolo nos dias de hoje na mesma categoria que os Doze, porque precisaria passar por essas experiências. A única exceção é o apóstolo Paulo que, como ele mesmo afirma, é um nascido fora de tempo:

Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos; depois destes apareceu também a mim, como a um que nasceu fora de tempo. Pois sou o menor dos apóstolos e nem sequer mereço ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus. 1 Coríntios 15:7-9


Quem são os discípulos de Jesus Cristo?

O pesquisador do contexto histórico do Novo Testamento, Craig Keener, define “discípulo” da seguinte maneira:

Estudantes ou seguidores dos rabinos ou filósofos, comprometidos, em geral, com a memorização e a prática dos ensinamentos do mestre. Membros dessas escolas poderiam transmitir os ensinamentos considerados canônicos de uma geração para outra. ¹

discípulos e apóstolos

Como Jesus se tornou um grande mestre, ele acabou atraindo para si muitos discípulos.


Diferença entre discípulos e apóstolos

A confusão de termos é natural, porque a Bíblia chama os Doze de discípulos também, como em:

Quando acabou de instruir seus doze discípulos, Jesus saiu para ensinar e pregar nas cidades da Galileia.
Mateus 11:1

Nesse texto, os Doze Apóstolos são chamados de “doze discípulos”. Fato é que cada texto deve ser analisado individualmente, ainda que em muitos não faça a menor diferença entre qual grupo se está falando.

Quando Jesus ascendeu aos céus, deu uma missão à toda Igreja: fazer discípulos. Os discípulos feitos são de Cristo, não de qualquer outra pessoa, já que são inteiramente baseados no ensino de Cristo.

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
Mateus 28:19-20

Obras citadas: ¹ Craig S. Keener, Comentário histórico-cultural da Bíblia: Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2017. Pag. 917-918

Fonte: Bíblia On


Como os 12 discípulos morreram?

  1. André = Crucificado em uma cruz em forma de X
  2. Bartolomeu = Esfolado vivo com facas
  3. Tiago, o mais velho = Primeiro apóstolo martirizado
  4. Tiago, o menor = Serrado em pedaços
  5. João = Morreu de causas naturais na ilha de Patmos
  6. Judas Iscariotes = Se enforcou
  7. Tadeu = Morto com flechas
  8. Mateus = Martirizado na Etiópia
  9. Pedro = Crucificado de cabeça para baixo em uma cruz
  10. Felipe = Morreu por enforcamento
  11. Simão, o Zelot = Morreu uma morte de mártires
  12. Tomé = Morto com uma lança

Fonte: Bibleinfo


Considerações finais

Se você ama a Jesus Cristo e o segue, é um discípulo dele e deve se empenhar como um.

Gostou do conteúdo do Blog Info Útil? Foi útil para você? Então não esqueça de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais. Gostaria de sugerir alguma pauta ao nosso blog ou entrar em contato para finalidade comercial? Deixe uma mensagem para nós clicando aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *