como controlar a tristeza agora com 7 dicas

Como controlar a tristeza agora

upbet

7 maneiras de acabar com a sua tristeza a curto prazo

A Tristeza é um sentimento angustiante que pode surgir do nada, sem sentido ou razão aparentes. Pode ser consequência de um rompimento repentino ou a perda de alguém especial ou ainda qualquer outro momento particularmente difícil.

Ela pode se desenvolver lentamente, como as nuvens escuras antes de uma tempestade, ou pode atingi-lo de repente, sem qualquer aviso. Seja qual for a forma em que ela surja na sua vida, a tristeza é algo que todos nós experimentamos, no entanto, ainda pode ser incrivelmente difícil de passar.

Mas aqui está uma boa notícia para você: é possível aprender a parar de ficar triste. Se você ainda está se sentindo chateado após um período de duas semanas e se você notar quaisquer outros sintomas – como perda de energia, dificuldade de concentração ou dificuldade para dormir – você deve procurar um profissional para obter ajuda.

Psicólogos e especialistas em saúde mental ao redor do mundo compartilham suas principais dicas sobre como parar de se sentir triste, independentemente de seus gatilhos.


7 maneiras de controlar a tristeza agora mesmo

1. Aceite a sua tristeza

O primeiro passo para poder lutar contra a tristeza é aceitar esse sentimento e entender que todos podem passar por isso por vários motivos e você não é diferente das outras pessoas. Todas as emoções são importantes para experimentar e têm informações valiosas para nós sobre nossas vidas.

Indivíduos que aceitam em vez de julgar suas experiências mentais podem alcançar uma melhor saúde psicológica, em parte porque a aceitação os ajuda a experimentar menos emoções negativas.

2. Se não consegue expor seus sentimentos, tente escrever sobre

Quando este for o caso, pegue uma caneta e um pedaço de papel e “escreva sem parar por cinco minutos ou mais. Não só você pode descobrir naturalmente o que está causando sua tristeza, mas apenas o ato de escrever pode ajudá-lo a começar a se sentir melhor.

3. Chore

Apenas os seres humanos exibem choro emocional, então não negligencie isso durante seus momentos de tristeza. O choro está associado à ativação do sistema nervoso parassimpático, que estimula uma resposta de relaxamento, o que significa que pode ter um efeito auto-calmante nas pessoas.

4. Encontre o que te faz feliz

Considere atividades agradáveis, escolha uma leitura edificante, coloque algumas músicas felizes ou assista a alguns filmes de comédia. Rir em resposta à dor e à tristeza pode ser um ótimo mecanismo de enfrentamento. ,

É claro que casos especiais como o processo de luto leva tempo, então não há vergonha em não querer rir por um tempo.

5. Aproxime-se das pessoas

Ter uma rede de apoio é fundamental, especialmente se você está passando por um momento difícil, então considere essa permissão para convidar amigos ou uma paquera para uma taça de vinho. Faça coisas fora de casa que incluam outras pessoas, como esportes, cinema, teatro ou uma ida em turma ao shopping.

6. Passe mais tempo na natureza

Preste atenção ao que você vê, sente, ouve, cheira e possivelmente saboreia na natureza, e isso pode ajudá-lo a sair de sua tristeza.

Sair da hibernação e ser ativo estimula o sistema nervoso e dá às pessoas a oportunidade de ver a beleza no mundo. Explorar parques, praças e o seu bairro pode aumentar seu bem estar e melhorar suas sensações.

7. Procure ajuda se desconfiar que está com depressão

Se a sua tristeza vai além de momentos de fossa, seus padrões de sono e hábitos alimentares mudaram, você não está interessado em atividades que costumava desfrutar, você tem dificuldade em se concentrar ou tomar decisões, isso pode significar que é mais do que apenas tédio.

Pode ser hora de encontrar um bom terapeuta para lhe ajudar a encontrar a melhor maneira de controlar e eliminar sua tristeza por completo.


Considerações finais

Espero que essas dicas possam te ajudar a sair um pouco dessa tristeza que você se encontra. Primeiramente, reformule seus pensamentos para parar de pensar no passado e bola pra frente. Não tenha vergonha de pedir ajuda dos amigos, da família e ajuda profissional.

Gostou do conteúdo do Blog Info Útil? Foi útil para você? Então não esqueça de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais. Gostaria de sugerir alguma pauta ao nosso blog ou entrar em contato para finalidade comercial? Deixe uma mensagem para nós clicando aqui.

Imagem de Pexels por Pixabay

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *