5 coisas para se saber antes de fazer clareamento dental

5 coisas para se saber antes de realizar o clareamento dental

upbet

Eficaz para quem lida com dentes amarelados, o clareamento dental é o procedimento mais procurado nos consultórios para quem deseja melhorar a aparência estética dos dentes e sumir com as manchas e amarelamento.

Porém, antes de realizar o procedimento, é importante estar por dentro de todas as informações necessárias para que não haja surpresas ou dúvidas. 

Abaixo estão as principais perguntas feitas nos consultórios e os seus esclarecimentos:

Fazer clareamento prejudica os dentes?

Seguida de qual o Preço clareamento dental, essa é a pergunta mais comum e feita aos dentistas!

O clareamento dental não é capaz de prejudicar os dentes. O que pode acontecer durante e após o procedimento é o paciente lidar com os dentes sensíveis, gerando um pouco de desconforto, apesar do procedimento ser indolor. 

Pode ser feito em casa?

Existem dois tipos de clareamento: o que é feito em consultório e o caseiro, então, sim, é possível fazer em casa.

Nesse caso, é utilizada uma moldeira de silicone (fabricada seguindo o molde dos dentes do paciente, assim como para o aparelho invisível) que deverá ser preenchida com o gel clareador recomendado pelo dentista. 

Além de ser encaixada nos dentes todos os dias, durante o período de três a quatro semanas para obter resultado – mas o prazo pode variar dependendo das orientações do especialista.

Já quando é feito no consultório, é utilizado um gel clareador com a concentração mais forte do que o utilizado no método caseiro, além de ter seu efeito potencializado pelo laser.

O valor clareamento dental é maior quando se trata do método realizado no consultório, exatamente por conta de ser um procedimento mais ‘’agressivo’’. 

Por conta disso, o seu resultado pode ser notado no mesmo dia, diferente do clareamento caseiro, no qual os resultados aparecem de forma gradual.

Quem não pode fazer?

Existem poucas restrições para a realização do clareamento, devendo ser evitado por:

  • Gestantes e lactantes;
  • Crianças menores de 13 anos;
  • Pacientes que estejam tratando doenças graves;
  • Pessoas alérgicas a peróxido de carbamida ou hidrogênio.

Além disso, caso o paciente tenha doenças periodontais como cáries, tártaro ou gengivite, é importante tratá-las primeiro antes de fazer o procedimento.

O clareamento dental também não costuma ser recomendado para quem utiliza aparelho fixo, pois diferente dos alinhadores invisíveis removíveis, no aparelho fixo existem os bráquetes, que cobrem uma parte do dente e podem atrapalhar o procedimento além de poder manchar os dentes.

Portanto, é interessante consultar um especialista para que ele avalie a possibilidade de fazer o clareamento antes de iniciar ou depois de finalizar o tratamento ortodôntico.

Quais cuidados devem ser tomados?

É visível a diferença no sorriso comparando o clareamento dental antes e depois, e para que o resultado dure pelo máximo de tempo, é importante tomar alguns cuidados já a partir do primeiro dia.

Principalmente nos dias após o procedimento, é recomendado evitar bebidas quentes e alimentos pigmentados ou coloridos artificialmente como cafés, chás, vinhos, refrigerantes, extrato de tomate, frutas cítricas, açaí, salgadinhos, etc, pois estes podem provocar manchas nos dentes que estarão ainda mais sensíveis.

Além disso, reforçar a limpeza dos dentes e manter uma boa rotina de escovação acompanhada de enxaguante bucal e fio dental após as refeições e antes de dormir, contribuindo na manutenção dos dentes brancos e impedindo também o desenvolvimento de doenças.

Evitar o tabagismo também está entre as recomendações, visto que a nicotina e o alcatrão presentes no cigarro são umas das principais causas de amarelamento dos dentes, além de fazerem mal para outras partes do corpo. 

Fora essas recomendações, não se esqueça de manter visitas ao dentista, sendo um bom período para realização de exames de rotina e tratamentos de manutenção como profilaxia, remoção de tártaro ou polimento dos dentes, no intervalo de seis em seis meses.

Quanto tempo dura o clareamento?

A duração do clareamento vai variar do cuidado obtido após o procedimento, principalmente se tratando da limpeza dos dentes, mas em média, sua duração é de um a dois anos, independente do método.

Portanto, para preservar os dentes brancos e a harmonia do sorriso proporcionada pelo clareamento, é importante prestar atenção aos cuidados recomendados, cuidar da saúde bucal em casa diariamente, e buscar acompanhamento de um dentista periodicamente.

Considerações finais

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Gostou do conteúdo do Blog Info Útil? Foi útil para você? Então não esqueça de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais. Gostaria de sugerir alguma pauta ao nosso blog ou entrar em contato para finalidade comercial? Deixe uma mensagem para nós clicando aqui.

Imagem de senivpetro no Freepik

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *